Seu Raimundo era um homem trabalhador do campo, ele morava num interiorzinho pacato, junto com mais dois vizinhos; o Sr. Deusdete e o Sr. Flavinho.
Os três moravam sozinhos, não tinham mulher nem filhos. Certa noite o seu Raimundo saiu para pescar e só regressou para sua casa de manhãzinha.
Quando seu Raimundo abriu o portão que dava acesso para o quintal de sua casa, ele se deparou com o quintal todo revirado como um porco faz; estava todo fuçado.
Então ele pensou consigo mesmo: ”mas os meus vizinhos não têm porcos, e eles não teriam coragem de fazer essa bagunça no meu quintal; está bom”, disse ele, “vou ajeitar com a enxada. E a assim o fez; ajeitou todo o quintal.
Certa vez o seu Deusdete saiu para o roçado e quando voltou de tardinha encontrou o quintal de sua casa todo fuçado. Aí ele se perguntou: “mas os meus vizinhos não tem porcos, quem fez isso?”
Depois de alguns dias os três senhores se sentaram para conversar e o seu Raimundo falou:
- Meus amigos dias atrás encontraram meu quintal todo fuçado.
O seu Deusdete falou a mesma coisa, que o quintal dele também estava todo fuçado.
O seu Flavinho todo desconfiado disse:
-Que coisa estranha, nós não temos porcos...
Chegou a noite e os três senhores foram dormir.Quando deu meia-noite, o seu Raimundo acordou com um barulho estranho, se levantou, pegou o seu terçado e foi olhar o que estava acontecendo no seu quintal. Quando ele avistou um bicho grande e preto, seu Raimundo ficou todo arrepiado e foi chamar o seu vizinho do lado que era o seu Deusdete.
Meu vizinho, disse ele todo espantado, eu vi um porco no meu quintal, mas só que o bicho é muito grande e só eu não dou conta de agarrá-lo.
-Vamos já lá agarrar o bicho, disse o seu Deusdete, mas só nós dois ainda não é o suficiente...
-Vamos convidar o Flavinho, disse o seu Raimundo.
E foram chamar o seu Flavinho. Os dois bateram na porta, chamaram, mas seu Flavinho não estava, e os dois foram sozinhos agarrar o tal porco grande e preto. Quando chegaram lá o bicho ainda estava fuçando...
O seu Raimundo disse:
- É bom a gente pegar esse bicho com a tarrafa...
Seu Deusdete concordou com o amigo e assim o fizeram.
O seu Raimundo pegou a tarrafa, “deu um laço” e o seu Deusdete deu outro, foram devagar para não espantar o bicho e jogaram em cima do porco. O porco ficou laçado e os dois disseram:
- Pegamos, agora vamos matá-lo...
Quando já iam “deslaçar” o porco, olha a surpresa deles. O porco foi se transformando em gente, até que finalmente se transformou em homem, e o homem era o vizinho deles, o seu Flavinho...
Fim
0 comentários:
Postar um comentário